Matéria do site – Coluna espaço aberto
Os números foram divulgados pela CNN Brasil na última quarta-feira (03.01) e apontam um cenário com uma disputa polarizada na corrida à prefeitura da capital rondoniense
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota), aparece na segunda posição, com 10% das intenções de votos, na corrida à sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB). Em primeiro lugar está a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos), com 22% da preferência eleitoral.

Os números foram divulgados pela CNN Brasil na última quarta-feira (03.01) e apontam um cenário com uma disputa polarizada na corrida à prefeitura da capital rondoniense. A sondagem ganhou repercussão em sites de notícias de Porto Velho e movimentou os bastidores da política na primeira semana de 2024.
A pesquisa da CNN Brasil mostra ainda a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) e a ex-senadora Fátima Cleide (PT), com respectivamente 9%, 8% e 1% da preferência do eleitor porto-velhense.
A novidade da pesquisa foi a posição do deputado Marcelo Cruz, emergente da política local e reeleito com mais 18 mil votos. Sétimo parlamentar mais votado do Estado, ele aparece bem posicionado, apesar de ainda não ter oficializado a pretensão política em 2024.
O apoio do governador Marcos Rocha (União Brasil) também será um fator importante para o processo eleitoral em Porto Velho. Reeleito nas eleições de 2022, Rocha tem um bom relacionamento com Marcelo Cruz e a harmonia entre os poderes tem beneficiado o funcionamento da máquina administrativa do Estado.
Fernando Máximo e o PL
A pesquisa não mostra os pretensos candidatos Fernando Máximo (União Brasil). Estreante na política, o médico e campeão de votos, Fernando Máximo contabilizou nas urnas 85.604 votos à Câmara Federal, desbancando políticos experientes como Lúcio Mosquini e Silvia Cristina. Máximo foi secretário de Saúde no primeiro mandato do governador Marcos Rocha e ganhou destaque político nas ações de enfrentamento à pandemia do Covid-19.
A pesquisa da CNN Brasil também não mostra candidato do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro. A região Norte, de acordo com matéria do próprio site, concentra o maior volume de cidades nomes do PL. Segundo apurou o site valoremercadoro.com.br, o PL está se reestruturando em Porto Velho e tem a pretensão de lançar um nome ou indicar o candidato a vice-prefeito na chapa.
O PL, legenda presidida em Rondônia pelo senador Marcos Rogério, lançou o candidato do interior, empresário Jaime Bagattoli (Vilhena), eleito senador com 293.488 votos (35.80% dos votos válidos). Bagattoli derrotou Mariana Carvalho (aliada de Hildon Chaves) e nos últimos dias de campanha rumo ao Senado conseguiu dobrar seu apoio político na capital.

Veja aqui
FIM DA SAIDINHA DE PRESOS
SINTERO CONVOCA PARA DIA 05 DE MARÇO ASSEMBLEIA GERAL E PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES EM RONDÔNIA.
Manifestação de Bolsonaro na Av. Paulista